O que é o Equilíbrio Isostático?
- geologia12b2015
- 11 de dez. de 2015
- 1 min de leitura
A Isostasia é uma teoria que tenta explicar como se mentém o equilíbrio entre a litosfera e a astenosfera.
Ideia Principal:
Um corpo que estiver dentro de um fluido, receberá pressão (impulso) vinda de baixo para cima, exercida pelo líquido, na mesma proporção em que ele (o corpo) desloca o líquido. Esse é o famoso Princípio de Arquimedes e é o que acontece em icebergs, na litosfera terrestre (já que está imersa na astenosfera), e, mais simplesmente, em um barquinho de madeira.
Assim sendo a Litosfera tende a equilibrar-se na atnosfera, assim qualquer relevo da litosfera é compensado por uma raiz litosférica que se afunda na atnosfera, á semelhança do iceberg ou do barquinho. Os blocos litosféricos que mais se elevam á superfície , como é o caso das montanhas, para se equilibrarem têm de ter raízes profundas na atnosfera.

Fig.1- Exemplo ilustrativo do equilíbrio Isostático.
Ajustamentos Isostáticos:
Acontecem quando existe erossão ou degelo, devido a isso acontecem movimentos verticais da Litosfera, levantamentou ou afundamento. Neste caso de degelo e erosão existem anomalias isostáticas negativas que são compensados com o levantamento vertical da Litosfera. As anomalias isostáticas positivas ocorrem no caso de sedimentação e glaciações que são compensados por afundamentos da litosfera.

Fig.2- Ilustrações das anomalias isostática positivas e negativas.
Anastácia Pereira
Posts recentes
Ver tudoAqui segue um breve vídeo muito esclarecedor acerca da deriva continental.
- A ascensão do material sobreaquecido ao nível do manto “empurra” a placa litosférica num dos seus limites (zonas de rifte). - O...
Comments